Serviços Ambientais Complementares

O que é?

Se referem a estudos que podem ser no âmbito do licenciamento, como o Estudo de Potencial Malarígeno e Estudos Espeleológicos. O primeiro consiste em um diagnóstico do risco de incidência de malária na área de inserção do empreendimento; já a espeleologia é a ciência que estuda as cavidades naturais, consideradas patrimônio da União, em que o objetivo é entender a origem dessas formações, nos seus mais diversos aspectos utilizando outros campos do conhecimento como a geologia, hidrologia, biologia, climatologia e arqueologia. 

Objetivo

A Portaria nº 1, de 13 de janeiro de 2014 estabeleceu as diretrizes e procedimentos para a realização dos Estudos de Potencial Malarígeno e Plano de Ação de Controle da Malária, com vistas à obtenção do Laudo de Avaliação do Potencial Malarígeno (LAPM) e Atestado de Condição Sanitária (ATCS), sendo estudos obrigatórios para todos os empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental em áreas de risco ou endêmica para malária.  A avaliação espeleológica tem o intuito de caracterizar as cavidades naturais próximas ao empreendimento, assim como determinar o potencial espeleológico da região, por meio de levantamentos de campo. Dessa forma, são estabelecidas medidas de mitigação e compensação viabilizando o projeto.

Nosso Diferencial

Possuímos expertise na elaboração de estudos , contamos com equipe técnica altamente qualificada para desenvolver trabalhos diversos associados ao processo de licenciamento ambiental, trabalhamos com planejamento e análises que tem o intuito de conciliar os interesses dos diferentes stakeholders envolvidos no processo, priorizando o bem estar da sociedade e do meio ambiente.