A metodologia SCRUM com foco em projetos ambientais

Atualizado: 4 de Dez de 2020

Introdução


O Scrum é uma ferramenta de trabalho voltado para o gerenciamento de projetos, metodologia que emprega o ágil. No Scrum existem funções especificas que conduzira o projeto, um deles com a responsabilidade de priorizar as atividades chamado de Product Owner (P.O) e o outro é o Scrum Master (SM) responsável por assegurar a condução dos rituais da metodologia Scrum e sua função mais importante é remover os obstáculos que sejam levantados pela equipe.

Para fluidez cíclico do projeto, existem os rituais que compete aos gestores, explicado de forma simplista com pouco detalhamento, são eles na ordem de acontecimento em Planning, Reuniões Diárias, Review e Retrospectiva. Esses “rituais” da metodologia possui a finalidade de criar o alinhamento da equipe desde sua base no planejamento, a comunicação diária nas reuniões, a review como a revisão do produto final e retrospectiva que vem como um debate com viés de procurar melhorias no fluxo de trabalho.

Valores do SRUM

O Desafio


O grande desafio foi enquadrar uma gestão ambiental com todos os vícios de cultura, toda empregabilidade de profissionais com bagagens e formatos de trabalhar já enraizadas. E como descrito ensinar um novo método, totalmente do zero.

A Solução


Na busca de resultados positivos, na implantação da metodologia do Scrum a equipe entrou de cabeça, se moldando a cada dificuldade e ajustando o projeto em pontos minimalistas, que fosse possível fluir, adaptações em alguns pontos, mas não deixando de seguir as diretrizes do framework Scrum.


UAU Zago


Hoje é possível ver todos os profissionais até mesmo recém contratados fazendo o uso dessa cultura, uma equipe que não se baseia apenas em um projeto, muito menos, a somente uma área especifica, os profissionais conseguem entregar sempre mais do que o esperado conseguindo reter um aproveitamento profissional superior ao 100% da sua capacidade, comparado aos casos de contração de profissionais em uma função de projeto.


Resultados


Atualmente possuímos equipes altamente qualificadas conseguindo prover de grandes empenhos diante dos projetos ambientais, projetos de elaboração de Plano Básico Ambiental, EIA/RIMA, Supervisão Ambiental, Programas Ambientais entre outros do segmento, são desenvolvidos e entregues, atendendo da melhor forma seus parceiros e sempre buscando entregar além de suas expectativas.


Conclusão


Dito isso, a metodologia Scrum com o foco na área ambiental vem demostrando resultados positivos e promissores, um efeito que era visto na área de Tecnologia, hoje conseguimos perceber que seus ideais se fundem perfeitamente ao que pode ser gerenciado no setor de desenvolvimento de projetos ambientais.


159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo