Buscar
  • Sérgio Fernandes

Agricultura mais sustentável: o que é o Plano ABC - Agricultura de baixo carbono?



Entendendo a Agricultura de Baixo Carbono - Plano ABC

Nas últimas décadas o Brasil assumiu um papel de destaque na agricultura mundial, sendo um dos líderes na produção e exportação de grãos e produtos agropecuários. Esse cenário, aliado aos avanços da pesquisa científica e ao aumento da consciência ambiental, nos demanda a necessidade da implantação de métodos sustentáveis de produção cada vez mais.


Impactos ambientais significativos tendem a ocorrer quando a preservação ambiental é deixada de lado. Por exemplo, hoje sabemos a importância da conservação de áreas naturais para manutenção do ciclo da água e, consequentemente, para a produção agropecuária, pois, essa depende diretamente da disponibilidade hídrica.


Diante disso, nas últimas décadas os cientistas e pesquisadores vem desenvolvendo e implementando novas técnicas que são importantes aliadas da preservação ambiental. De modo geral, esses esforços buscam reduzir a emissão de carbono, gases do efeito estufa, além da redução da demanda por defensivos e fertilizantes. Assim, algumas medidas surgem como alternativas para mitigar os problemas ambientais, tais como: a implantação do sistema de plantio direto, a recuperação de pastagens e áreas degradadas, a rotação de culturas, entre outros.


A importância de práticas sustentáveis no campo

Em 2011, o Governo Federal implementou o Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono) a fim de incentivar os produtores rurais a adotarem uma agricultura mais sustentável por meio de programas e linhas de crédito específicas que buscam incentivar os produtores a investir em tecnologias e projetos que visam a agricultura de baixo carbono.


Como resultado, entre 2010 e 2018, este plano obteve 105% da meta estabelecida de redução da emissão de gases responsáveis pelo Efeito Estufa. Além disso, o Plano ABC foi atualizado em 2021 para ABC+ e, assim, espera-se que seus resultados sejam ampliados na próxima década (2020-2030).


Quer saber um pouco mais sobre os métodos e programas que podem tornar sua propriedade mais sustentável? Entre em contato conosco, o Grupo Zago pode auxiliar no planejamento e implantação desses sistemas, aumentando o valor agregado de sua produção e auxiliando na preservação ambiental de nossos recursos naturais.



 


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo