Como inovar na relação entre empreendedor e o órgão ambiental

Atualizado: Abr 27


Introdução


Não é surpresa para ninguém que o mundo teve que se adaptar às consequências que a pandemia do novo corona vírus trouxe para as relações sociais e de trabalho. Até as instituições mais engessadas, inovaram. Se você é consultor ambiental ou trabalha diretamente com algum órgão de meio ambiente, provavelmente você deve ter percebido mudanças na forma de protocolo de estudos e ofícios e no contato com os técnicos. Nesse case, vamos contar um pouco para vocês de como o Grupo Zago aproveitou o período de distanciamento social para inovar no processo de licenciamento ambiental.


Imagem ilustrativa referindo-se ao novo formato de relação entre empresa e cliente.

O desafio


Em maio, no pico da pandemia no país, a Zago identificou a oportunidade de inovação com o órgão ambiental de um grande impasse que nos encontrávamos para a emissão da licença ambiental de um empreendimento: a vistoria técnica do órgão ambiental no empreendimento. Como fazer durante o pico da pandemia, quais cuidados ter, como viabilizar uma vistoria de forma eficiente para ambos os lados e com o mínimo de impacto negativo?


Um aspecto era certo: a licença tinha que sair o mais rápido possível e, portanto, a vistoria teria que acontecer custe o que custar!


O órgão sugeriu uma vistoria remota, com o envio de fotos das áreas de controle em formato .pdf para que pudesse avaliar alguns aspectos mencionados nos estudos ambientais.


A Zago Consultoria refletiu com o seu cliente, o empreendedor: Como fazer isso dando segurança jurídica ao técnico do órgão? Como garantir a manutenção da saúde dos envolvidos? Como trazer a experiência de uma vistoria in loco, com dimensão 3D e dando o aspecto real de uma vistoria, enviando apenas fotos? Como ter certeza de que estaríamos realmente levando ao órgão as informações que seriam analisadas em uma possível vistoria presencial?


A equipe técnica precisava de identificar soluções e foi então que o nosso time trouxe a ideia de usar geotecnologias a favor do empreendimento e do processo.


A solução e o UAU Zago


Sugeriu-se o uso da ferramenta de StoryMaps para entregar ao órgão a experiência que ele precisava para validar as ações de controle ambiental do empreendimento e outros aspectos apresentados nos estudos ambientais, ou seja, usamos várias funcionalidades para que ele tivesse todas as informações dimensionais e locacionais que ele teria se estivesse in loco.


Utilizando imagens de satélite, mapas, fotos e vídeos dos setores e dos equipamentos do empreendimento, conseguimos integrar de forma harmônica todos esses dados criando um arquivo dinâmico e interativo que nos aproxima o mais perto de uma vistoria presencial.


Ao criar essa história, transmitiu-se ao órgão ambiental todas as informações da localização das principais áreas do empreendimento, onde era feito o controle ambiental dos efluentes industriais, localização da reserva legal, caixas coletoras, tratamento dos efluentes líquidos, entre outros aspectos importantes para o processo daquele licenciamento ambiental, de forma simples e dinâmica.



Imagem ilustrativa de um projeto no StoryMaps (o nosso não pode ser divulgado por motivos de confidencialidade)

Resultados


No final, tivemos a certeza de que criamos um ambiente real e dinâmico do empreendimento a ser vistoriado, com muito uso de tecnologia e inovação, possibilitando que todas as informações necessárias para a validação da licença fossem facilmente extraídas pelo técnico do órgão ambiental com a segurança que ele precisava ter.


Ainda, depois de concluída a fase da vistoria remota, a licença ambiental saiu em menos de 2 meses!


Conclusão


Uma inovação eficiente que aproximou o empreendedor do órgão ambiental e que pode ser replicada em diversas outras situações. Além disso, o resultado nos deu mais certeza de que seguimos no caminho certo, indo além dos padrões de documentação e aproveitando as adversidades ao nosso favor, através de uma dificuldade inicial, aproveitamos para desenvolver uma nova forma de entregável, com mais qualidade e de maneira inovadora, reconhecida pelo próprio cliente, e ouvimos literalmente o tão esperado “UAU, ficou incrível, não esperávamos isso!”.











Posts recentes

Ver tudo