Buscar
  • Ana Paula

Você sabe o que é consultoria ambiental? Entenda a sua importância



A consultoria ambiental é um ramo da prestação de serviço que tem como objetivo analisar possíveis danos ambientais que uma empresa ou atividade podem causar.

Como em qualquer área, os profissionais devem ser capacitados para atuarem nos serviços que prestam. Portanto, na consultoria ambiental não é diferente. Os consultores devem possuir cursos especializados e estarem registrados nos seus respectivos conselhos de classe, pois fazem serviços bastante específicos. Diversos são os profissionais que atuam nessa área, mas o ideal é que sejam, por exemplo, engenheiros (ambientais, florestais, agronômicos, química), gestores ambientais, técnicos ambientais, dentre outros.


Principais leis aplicadas na consultoria ambiental

Com relação à legislação, não há nenhuma específica que estabeleça normas para a consultoria ambiental. Mas o art. 225 da Constituição Federal de 1988, cita que “todos têm direito ao meio ambiente, ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida”. Pode-se dizer que esse artigo da CF norteia a consultoria ambiental.


Além do artigo 225, outras legislações também se mostram essenciais para essa área, tais como: Lei nº 11445/2007, que estabelece as orientações para o saneamento básico; Lei nº 9605/98 que trata dos crimes ambientais; Lei nº 12305/2010 referente a política nacional de resíduos sólidos; Lei nº 9985/2000 sobre o sistema nacional de unidade de conservação da natureza; Lei nº 6938/1981, que trata da política nacional do meio ambiente, Lei nº 12651/2021 referente ao Novo Código Florestal. Diante disso, todos os consultores ambientais que desejarem prestar bons serviços, devem cumprir tais legislações.


Vantagens e benefícios da consultoria ambiental

Existem diversos serviços que podem ser realizados em uma consultoria ambiental, dentre eles: Estudos prévios; Licenciamento; Monitoramento ambiental; Regularização ambiental; Gerenciamento dos resíduos; Supervisão de obras públicas e etc.

Se realizado de forma eficiente e com confiança, o serviço de consultoria ambiental apresenta as seguintes vantagens que demonstram a sua importância. Por exemplo:

  • Evita multas e infrações (prejuízos econômicos), já que o consultor zela e orienta com relação ao cumprimento das políticas e legislações ambientais, promovendo assim segurança jurídica ambiental para o seu empreendimento e agindo de forma preventiva;

  • Realização de estudos prévios, pois estuda e analisa todos os impactos ambientais da atividade ou empreendimento, desde a sua instalação até o encerramento da atividade;

  • Agrega valor ao projeto, já que engrandece a empresa ou atividade perante seu público alvo; como também favorece a sustentabilidade no desenvolvimento da atividade;

  • Garante maior agilidade nos processos dos órgãos ambientais, já que o consultor realiza o acompanhamento da validade das licenças e suas condicionantes, diminuindo o risco do processo ser arquivado pelo não atendimento aos requisitos durante o prazo.

Diante da importância da consultoria ambiental, a Zago Consultoria, Engenharia e Meio Ambiente é um exemplo que está no mercado há vários anos. Atua nos setores públicos e privados, possui conhecimentos fundamentais nos trâmites processuais dos principais órgãos dos governos estaduais e federal e tem diferencial em grandes e pequenos projetos. Além disso, possui profissionais altamente capacitados. Tem experiência, conhecimento e tradição. Tendo assim, como base para a satisfação dos clientes, confiança e credibilidade no mercado.


Portanto, o trabalho do consultor ambiental é assegurar que o empreendedor consiga realizar sua atividade sem riscos (ambientais, econômicos e jurídicos), garantir inovação, mitigar os impactos ambientais negativos e agir com sustentabilidade.

E então: O que a Zago pode fazer pelo seu empreendimento hoje? Clique aqui e fale com um consultor ambiental



 


3 visualizações0 comentário