Elaborando estudos ambientais com equipes totalmente remotas. A união do passado com o presente



Introdução

A elaboração de estudos ambientais já é complexa por exigir o trabalho conjunto de uma equipe multidisciplinar. São várias as temáticas a serem abordadas, seguidas de análises, matrizes, mapas...


O Desafio


Antes do “online”, as equipes ao retornarem dos levantamentos de campo, compilavam os dados e reuniam-se para elaborar a análise integrada, um dos tópicos exigidos nos estudos ambientais. Eram manhãs e tardes, longas discussões para elaboração de matrizes de impactos e mapas temáticos, numa troca infindável e cronológica de disquetes, Cd Room, pen drives e HDs externos. Ao final, uma juntada de arquivos, por vezes corrompidos, uma batalha de formatação conjunta e por fim, mais tardes e noites de impressão, reimpressão e encadernação.


A solução


O cenário hoje é totalmente outro. As equipes são montadas independentemente de onde estão. São entrevistadas e contratadas remotamente. As datas de campo decididas virtualmente. Encontram-se no campo, no local de estudo munidas de mapas temáticos, arquivos kml, drones, celulares, aplicativos, tablets, etc. Após os levantamentos, voltam para suas cidades, em Estados diferentes e por lá compilam os dados obtidos em campo. Os dados? Todos armazenados na plataforma conjunta, de forma estruturada por cada um dos membros.


A Análise Integrada é feita online, por toda a equipe. Sem mais necessidade da grande mesa de reuniões. As decisões são tomadas da mesma forma, os mapas apresentados simultaneamente, e a matriz de impactos vai criando forma na apresentação na tela para todos, ao mesmo tempo.


O Estudo se finaliza. A revisão é conjunta, com comentários no próprio arquivo e as impressões... não mais existem. Foram substituídas pelo Sistema Eletrônico de Informações, o SEI. Acabou a correria do protocolo que fechava às 17h.


UAU Zago


Na Zago a prática do trabalho remoto é presente há bastante tempo. As reuniões e decisões já eram tomadas com equipes em localidades diferentes muito antes da pandemia chegar.


Talvez por isso, por já ser prática corriqueira, a corrida tecnológica atual não nos pegou de surpresa e nós mantivemos nosso ritmo normalmente. Nossos estudos continuam sendo elaborados com equipes remotas e o sucesso independe da distância, mas é depende exclusivamente do valor agregado pelas equipes a cada produto elaborado.


E a transição para aqueles que chegam sem tanta prática tecnológica é impactante, mas ocorre de forma gradual e muito enriquecedora para ambas as partes.


Utilizamos a tecnologia a nosso favor, melhorando continuamente nossa captura de dados e processamento de imagens, nossos mapas temáticos, nossa plataforma de trabalho, o Ivuup, nossas reuniões diárias, rápidas e online, sempre com todos os membros dos times. E semanalmente, uma reunião geral, com todos os membros da empresa, remotamente, onde são abordados temas atuais, trabalhos realizados, avanços, conquistas e impedimentos observados.


Resultados


O resultado de tudo isso são produtos de excelência, com alto valor agregado e com a anuência e satisfação de nossos clientes.



10 visualizações0 comentário