Home Office na Zago - Um diferencial competitivo

Atualizado: 4 de Dez de 2020



Introdução


O mundo corporativo foi apresentado definitivamente neste ano ao mundo VUCA!


VUCA é um conceito advindo do acrônimo “Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade”. Apesar do termo ter surgido para representar o mundo pós Guerra Fria, ele vem sendo usado exaustivamente, na última década, nas organizações para estampar o que vivemos no dia-a-dia dos negócios. Aconselhamos a pesquisar mais sobre esse conceito, dá para tirar muitos insights.


O Cliente


Esse conceito vem sendo aplicado dentro do próprio Grupo Zago.


O Desafio


Não é segredo para ninguém que quanto mais resiliente e anti-frágil uma organização for, menos pedras no sapato ela vai ter nas épocas de crise econômica ou, como temos hoje, a crise sanitária causada pelo COVID-19.


A pandemia do novo coronavírus trouxe todos os conceitos supracitados de forma abrupta.


Ou sua organização lidava com:

  • Volatilidade repentina nos negócios: Uma pandemia se alastrando rapidamente pelo Brasil com consequências instantâneas para o mundo dos negócios;

  • Incertezas: “Será que continuarei empregado?”; “Será que o projeto será cancelado?”; “Até quando a pandemia vai durar?”;

  • Complexidade: Necessidade de tomar decisões difíceis baseadas em dados econômicos, políticos, e sociais;

  • Ambiguidade: Enxurrada de informações novas, muitas das vezes de qualidade duvidosa.


(Se você não viveu tudo isso, provavelmente estava escondido dentro de uma caverna.)


Brincadeiras à parte, diante dos novos tempos em que fomos forçados a viver, as organizações se viram obrigadas a sair da tão falada zona de conforto. Precisaram se antecipar, (re)priorizar os seus processos e ter muito jogo de cintura para conseguir ao menos sobreviver à crise, que ainda não se sabe até quando vai durar.


A Solução


O Grupo Zago, no entanto, teve uma experiência interessante e bastante positiva ao longo de 2020. Durante a pandemia, o número de projetos aumentou e a empresa teve que contratar mais colaboradores. Foram exatas 19 contratações! Uma grande vitória e felicidade durante um período tão complicado. O fato de contratar ao invés de demitir é um orgulho que fazemos questão de celebrar!


E tudo isso ocorreu de maneira muito fluida e natural, sem pressa. Não foi necessário mudar a estrutura interna ou fazer treinamentos de emergência para adequação ao trabalho remoto. O grande diferencial foi o fato do Grupo Zago já ter nascido (em 2010) com o mindset de fazer uso de ferramentas e frameworks modernos e inovadores.


Os colaboradores do Grupo Zago, os chamados Zagoenses, sempre tiveram a opção de trabalhar de home office. Nunca foi um problema. Ou melhor, sempre foi a solução!


UAU Zago


Por meio da plataforma de gerenciamento de projetos Ivuup, que falaremos sobre em outro momento, basta ter acesso à internet para conseguir executar suas atividades, se comunicar com o time e realizar suas entregas. Sem complicações, sem estresse!


Essa cultura forte que permite flexibilidade aos facilitadores, favorece o senso de responsabilidade e garante o atendimento ao prazo e com o Selo Zago de qualidade. Toda essa realidade é, sem dúvida, um diferencial competitivo muito forte que o Grupo Zago carrega há anos e que apenas se comprovou durante a pandemia.


Por já termos experiência de longa data com trabalhos remotos, o único ponto negativo foi perder a proximidade física com os colegas de escritório.


Aquele cafézinho no meio da tarde, sabe?


Resultados


Os resultados de uma decisão difícil tomada há mais de uma década são vivenciados no dia a dia da empresa. Colaboradores com flexibilidade, autonomia e responsabilidade agregando valor aos projetos e às suas relações internas e externas é o que mantém o Grupo Zago sempre um passo à frente das inevitáveis mudanças que vivenciamos.


Conclusão


O Grupo Zago continua na operação de seus projetos e com sua função social de criar empregos e ajudar no crescimento do país. Independente do problema que pode vir a aparecer, seja ele local, nacional ou mesmo global, o Grupo Zago está preparado para se adaptar e continuar a fazer o que faz de melhor: tomar decisões que movem o mundo.






74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo