Registros de Autuação: transformando os indicadores ambientais em um elo de confiança com o cliente

Atualizado: Abr 27

Introdução


Os registros de autuação são um dos principais indicadores de execução da supervisão ambiental. Por meio desse instrumento, são apresentadas todas as não conformidades ambientais do empreendimento, permitindo que o cliente tenha nas mãos uma vitrine do que está acontecendo na obra e ainda, de como vem sendo conduzido o trabalho por parte de suas contratadas.


Atuação da supervisão ambiental em campo.

O Cliente


O cliente nesse caso é representado na figura do DNIT, que contratou a Zago como empresa responsável pela execução da supervisão ambiental de um de seus empreendimentos rodoviários.


O Desafio


O desafio era a própria obra em si. Localizada em uma área de grande movimentação urbana, com vários estabelecimentos comerciais, tráfego intenso de veículos e consequentemente marcada por grandes congestionamentos.

Por um lado, a necessidade do cliente de implantar uma grande obra na cidade, com um viaduto, um túnel e uma rotatória numa região bastante movimentada. De outro, a empresa contratada para supervisionar o meio ambiente sob o desafio de combater o conceito de que “o meio ambiente só atrapalha”.


A solução


O cliente expressou grande preocupação com os impactos que a implantação do empreendimento poderia causar junto à população local. Nessa vertente, a supervisão ambiental atuou com firmeza nos impactos sociais provenientes da obra.

Foram assim observados, e devidamente autuados, as omissões por parte da construtora em relação aos acessos dos pedestres, à sinalização adequada que os conduzisse aos corredores implantados, implantação de faixa de pedestres, bem como a acessibilidade e as condições de pavimentação dos desvios implantados.

Consequentemente, as autuações não foram bem recebidas pela construtora, mas o embasamento teórico dos registros emitidos, as referências legais apresentadas a cada autuação como os Normativos do DNIT (IPR), Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, Estudos Ambientais e outros, favoreceram a aceitação e total apoio da fiscalização do contrato em relação à obrigação da construtora no atendimento das não conformidades apontadas pela supervisão ambiental.


UAU Zago


A partir dos registros emitidos, tanto a fiscalização do contrato quanto a própria Superintendência passaram a confiar à supervisão ambiental a execução de tarefas por vezes não pertencentes à alçada contratual, mas que foram prontamente executadas pela supervisão, gerando assim uma relação de confiança entre o cliente e a supervisão ambiental.

O controle do atendimento dos registros é feito mediante plataforma própria da Zago, o IVUUP, que permite a supervisão atuar de forma enérgica, com a anuência do cliente, no atendimento, por parte da construtora às não conformidades registras.


Tabela de controle e gerenciamento dos Registros de Autuação, plataforma IVUUP.

Resultados


O cliente passou a solicitar a supervisão, o acompanhamento das equipes do DNIT nas vistorias em estabelecimentos possivelmente abalados estruturalmente pela implantação da obra, verificação de denúncias feitas à ouvidoria daquele departamento, tornando a supervisão ambiental por vezes, os olhos do cliente na obra e nas atividades desenvolvidas pela construtora.


Conclusão


Dessa forma, o cliente ao receber e assinar as autuações emitidas pela supervisão ambiental, tem a visão que necessita acerca do andamento da obra e obviamente, confiança nos serviços contratados e prestados por toda a equipe envolvida.












54 visualizações0 comentário