Como a aplicação do SCRUM no EIA/RIMA da BR 242/MT ajudou o Grupo Zago a entregar mais e melhor

blog-scrum-eia rima-consultoria-ambiental-zago.png
INTRODUÇÃO

Recentemente participei da elaboração do EIA/RIMA e este foi, sem dúvida, o estudo ambiental mais desafiador e inovador da minha carreira. Desafiador porque atuei, pela primeira vez, como coordenadora de um projeto, no qual eu tive contato com diferentes frentes de trabalho, além de lidar com diversos prazos e equipes. Inovador porque além de entregarmos um produto técnico de alta qualidade, conseguimos entregar além do que o cliente queria, inovamos no formato da entrega do produto final. 

 

O DESAFIO

A gestão de projetos é algo que desde o início da minha carreira sempre brilhou meus olhos e estar no Grupo Zago e nesse projeto, em questão, foi a chance de colocar esse sonho em prática. Foi durante a elaboração deste EIA/RIMA que consegui aplicar todo o meu conhecimento de SCRUM, que apesar de ser um framework muito utilizado no mundo da tecnologia, ele pode ser aplicado em qualquer tipo de projeto que precise de um mínimo de planejamento. 

 

UAU ZAGO

O SCRUM foi essencial para um bom planejamento e execução do estudo ambiental, que permitiu um ótimo gerenciamento do projeto. Com o SCRUM conseguimos ter uma visão do “todo” do projeto,  mesmo no início, e através das suas cerimônias (Sprint plannings, Daily Meeting, Sprint Review e a Sprint Retrospective) e ferramentas (Sprint backlog, Poker, Scrum Master, Sprints e etc) conseguimos fazer ajustes necessários no produto antes da sua entrega final.


Outro fator muito positivo da utilização do SCRUM no projeto, foi o fato de finalizarmos o estudo antes do tempo hábil. Este fato permitiu ao Grupo Zago aplicar o seu lado inovador em um estudo ambiental, criamos um site para apresentação dos produtos do EIA/RIMA, além de informações sobre a audiência pública e um geoserver. Outro ponto positivo sobre o site é que o formato digital permite uma melhor visualização e análise do material apresentado.


Quer ter estudos ambientais com qualidade, entregues dentro do prazo e inovadores? 

Entre em contato com o Grupo Zago.

Lorena Vaz-Zagoense-Case.png